Blinde seu organismo contra as viroses de verão!

Não sei você, mas eu detesto ficar doente,meu humor vai lá parar lá no pé! Estamos na estação do ano em que são comuns as viroses, em especial as que atacam o sistema gastrointestinal. Mas apesar de serem mais frequentes no inverno, as viroses respiratórias também estão presentes na época mais quente do ano. Então deixo aqui algumas dicas para que você passe pelo verão sem precisar ficar de cama!
Praias e clubes são os grandes vilões quando se trata da transmissão de viroses nesse período do ano, quais cuidados você deve ter para não ser infectado? – Fique atento para o consumo de água, além da quantidade, deve ser de fonte de confiança, leve sua própria garrafa ou consuma de marcas seguras. O mesmo vale para suco, jamais tome suco em lugares com condições de higiene duvidosa.
– Lave sempre as mãos antes de se alimentar, mãos contaminadas na boca são uma das principais fontes de transmissão de viroses que atingem o estomago e o intestino.
– Não tome banho em praias que não estejam devidamente liberadas pelas autoridades sanitárias. – Evite consumir alimentos com molhos e maionese.
– Não beba direto com a boca na latinha, você nunca sabe se o gelo que conserva a bebida é de água potável.
– Mantenha os alimentos, em especial os perecíveis, como carne, frutas e verduras bem acondicionados e refrigerados. O calor pode acelerar o processo de degradação desses alimentos.
– Evite açúcar em excesso, diminuem a imunidade e podem prejudicar absorção de nutrientes importantes pelo intestino.
Existem ainda alimentos que ajudam a dar um “up grade” no seu sistema imunológico, lhe deixando menos suscetível as infecções. Cito alguns:
– Shitake: estimula o sistema imunológico através de uma sustância chamada lentina, além de estimular a produção de interferon, que é antiviral e bactericida.
– Mel: Rico em minerais e vitaminas, age como um antibiótico natural, sendo antibacteriano e antiviral.
– Alho: Rico em enxofre, tem ação antiinflamatória, antiviral e antioxidante.
– Laranja: Rica em vitamina C, tem ação oxidante e estimula o sistema imunológico;
– Iogurtes: estudos mostram que probióticos presentes nos iogurtes melhoram a imunidade e reduzem a proliferação de bactérias ruins, no sistema gastrointestinal.
Tenha esses cuidados, capriche hidratação e na alimentação que você terá um verão excelente, nada de ficar de cama!
Bjos!
Dra. Cláudia!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!