Cheiros influenciam o Humor!

Cheiros influenciam o Humor!

Olá!
Essa já deve ser velha para você, não é?
É amplamente conhecido e comprovado que cheiros afetam o humor, tanto para melhor ou pior,dependendo do aroma.
Mas por que isso acontece? O estimulo olfativo entra pelo nariz segue caminhos até chegar ao sistema límbico no cérebro, sistema esse que está relacionado às emoções e memórias. Por isso que quando você sente aquele perfume em especial, automaticamente você se lembra de momento, pessoa, lugar agradável ou não.
Assim como, uma área chamada insular dentro do córtex cerebral é ativada quando sentimos mau cheiro (leite azedo, por exemplo) e dá náusea.
Mas existem estudos que compravam que alguns aromas, em são capazes de melhorar o humor por ativarem essas regiões estimulando a liberação de neurotransmissores que darão sensação de prazer, bem estar e relaxamento.
Exemplos:
– Chocolate
– Café
– Gengibre (esse ativa o “sistema anti-náusea” no cérebro)
– Alecrim
– Lavanda
– Vanilla
– Eucalipto
Ahhhh… Ainda há alguns estudos que comprovam que basta você se lembrar do cheiro para que ele já tenha ação sobre os circuitos cerebrais.
O que você está esperando para ir sentir um cheirinho agradável?
Curiosidade: Essa vai para as mulheres: Meninas, vocês acreditam que em um estudo realizado na Inglaterra os britânicos do sexo masculino preferiram cheiro de bacon (7º lugar) e gasolina (12º) prioritariamente a cheiros de bebes (18º)???

Bjos

Se você quer outras dicas para melhorar o humor, clique aqui:

16 Comentários

Deixe o seu comentário!