De bom humor com o corpo após a gestação!

De bom humor com o corpo após a gestação!

Olá!
Para quem me acompanha por aqui sabe que eu estava grávida e após um período de repouso entre o fim da gestação e o nascimento do bebê estou de volta.
Postei uma foto minha nas redes sociais que utilizo 18 dias após o parto e muitas pessoas ficaram surpresas com rapidez que que perdi peso e algumas me mandaram mensagens e emails pedindo dicas.
A primeira coisa que quero esclarecer que nessa fase pós parto não dá para fazer dieta, principalmente restritiva, o segredo está em ter uma alimentação saudável e equilibrada associada à rotina de atividades físicas desde a gestação. E para deixar bem claro que isso faz a diferença vou usar meu próprio exemplo, comparando a minha primeira gestação e a segunda. Normalmente não costumo postar fotos minhas aqui no blog, mas para esse post em especial é fundamental que vocês vejam, como se diz por aí, com seus próprios olhos. Não usei filtros nas fotos para não acharem que usei algum recurso de sombra nas fotos para aparentar mais “slim”.
Na primeira gestação, há mais ou menos 5 anos, não fazia atividade física regular e como sempre fui magra achei que não precisava me preocupar com a alimentação (mesmo sendo médica e mesmo já fazendo especialização em nutrologia, depois até descobri que tive um distúrbio metabólico que aumentava minha fome e contribuía para o ganho de peso). Então esse foi o resultado:
Primeira gestação
Dez meses após o parto ainda estava com dificuldade de voltar à minha forma antiga. Consegui voltar ao eu peso anterior em  aproximadamente 3 anos.
Já na segunda gestação eu vinha de uma rotina de execícios físicos regulares e com uma alimentação equilibrada. Segui com essa rotina durante a gestação, desenvolvi o mesmo distúrbio metabólico da gestação anterior, mas me portei de maneira diferente com a alimentação, evitando períodos longos se me alimentar e escolhendo alimentos certos, além de praticar Pilates até a 35ª semana gestacional.
Segunda gestação
 É visível que a variação de peso nessa gestação foi bem menor do que na anterior. Sendo assim é muito mais fácil perder peso. Mas não vá para o lado oposto, há um peso mínimo a ser ganhado na gestação de acordo com seu biotipo para que não haja problemas com o bebê, por isso um acompanhamento profissional é fundamental!
Pilates durante a segunda gestação
Agora se você não conseguiu “se comportar” na gravidez e agora quer saber como voltar a forma mais rapidamente (e com saúde), segue as dicas:
– Amamente o máximo que puder, além de ser inquestionável bom para o bebê, ainda te ajuda a perder peso, pois a produção de leite usa em média 300 kcal/dia. O que equivale mais ou menos a uma corrida de 30 minutos na velocidade média de 8 km/hora ou 1 hora de caminhada leve na esteira. Então pratique o “esporte” da amamentação enquanto o seu médico não te libera para atividades físicas.
– Alimente-se regularmente, pelo menos de 5 a 6 refeições por dia, assim não terá períodos longos de jejum diminuindo o risco de comer demais em cada refeição e de fazer escolhas alimentares erradas. Você precisa estar bem alimentada para produzir leite adequadamente, do contrário você pode acabar com deficiências nutricionais, pois a natureza vai sempre favorecer o bebê, vai tirar de você para dar para ele. Então se aparecer sinais como queda de cabelo intensa, pele seca, unhas quebradiças, converse com seu médico.
– Dê preferencia aos grãos integrais, arroz integral assim como pães e cerais, esses alimentos mantém os níveis de glicose mais equilibrados no sangue dificultando os picos de insulina o que diminui a sensação de fome. Escolha os alimentos certos e você não irá passar fome e nem comer excessivamente. Se você ainda tem necessidade de sentir o gostinho de uma comidinha mais atrativa, clique aqui, tem uma receitinha de um “pizza” de pão integral. Uma boa opção de refeição não muito calórica e com ingredientes saudáveis.
– Abuse dos líquidos, eles são fundamentais para boa produção de leite. Sucos, chás e água são recomendáveis, só tome atenção com as bebidas a base de cafeína para não deixar seu bebê agitado.
– Não fique tão ansiosa com o seu corpo nessa fase, todo mundo fica com barriguinha pós gestação e com gordurinhas a mais, não tome como referencia as gravidas famosas, elas definitivamente fogem do padrão de normalidade. Lembre-se que você levou 9 meses ganhando peso e que se você não realizou todos os cuidados necessários em relação ao peso durante a gestação agora vai precisar ter paciência.
– E por último: assim que seu médico liberar faça uma atividade física regular, é bom para o corpo e para a mente!
Qualquer dúvida sinta-se à vontade de perguntar, através do email ou dos comentários.

Bjos!

Dra. Cacau

3 Comentários

Deixe o seu comentário!