Você está de bom humor com a balança?

Olá,
Nos últimos meses foquei mais minha dedicação à rotina do consultório. Ampliei meus lugares de atendimento e o público também. Atendo de tudo na nutrologia, mas uma considerável parte são pessoas pedindo ajuda para perder peso, e, acreditem, a hora de subir na balança é um tormento! Já ouvi das mais diversas desculpas para fugir da “coitada”!
Em primeiro lugar não adianta fugir, você só consegue resolver um problema se conhecê-lo bem, e no caso, para saber de realmente está com excesso de peso, duas medidas são necessárias: peso e altura (totalmente proibido dar uma roubadinha, hein!! Seja para mais ou para menos). A relação peso e altura, que chamamos de IMC – Índice de Massa Corporal, vão te dar a classificação do seu peso conforme a sua altura em: normal, sobrepeso e obesidade. Se você não conhece o seu, clique aqui, tem uma calculadora que dará sua classificação.
Mais que uma questão estética – que é o que primeiro vem na cabeça em muitos casos – obesidade é uma questão de saúde. IMC acima de 30kg/m² é classificado como obesidade e é doença! E, aumenta consideravelmente o risco de outras doenças! Quer a lista? Lá vai: Doenças cardiovasculares (como infarto), apneia do sono, hipertensão arterial, diabetes , osteoartrose, doença renal e doença hepática. Essas são só exemplos, a lista final é bem maior, mas estou parando por aqui, porque acho que já usei argumentos suficientes para lhe convencer que estar dentro da faixa de peso normal é muito mais do que estar “bonitinho”, é  na sua essência estar muito mais saudável e poder desfrutar de mais anos de vida e com qualidade!
Até logo!

 

Dra. Cláudia

0 Comentários

Deixe o seu comentário!