Você precisa de gordura!

Como assim??? Você deve estar se perguntando…
A gordura é tida como a grande vilã das dietas e da conquista de uma vida saudável, mas saiba que ela é fundamental para dar energia, na formação celular e de hormônios, além de ser necessária para a absorção de vitaminas indispensáveis ao organismo (vitaminas K, E, D e A). Basta você conhecer os tipos de gorduras e dar preferência para ingestão das “gorduras do bem”. A recomendação é que entre 25 e 30% da ingestão de alimentos sejam de gorduras.
As gorduras podem ser consideradas como boas ou ruins. As do mal agem no corpo aumentando o risco para doenças, elas são as chamadas saturadas (em excesso) e trans, presentes em alimentos industrializados e fast foods , por exemplo. Já as do bem, são as do tipo poli e monoinsaturadas, que ajudam na prevenção de doenças.
Agora conheça alguns alimentos que são fontes dessas boas gorduras:
– Óleo de linhaça – Rico em ômega 3 e 6, que favorecem as funções cerebrais, controlam os níveis de cortisol, o que reduz o depósito de gordura abdominal. Ele também pode ser encontrado em cápsulas, mas cuidado não use sem orientação médica.
– Nozes – É outra fonte importante de ômega 3, rico em vitamina E e do complexo B, que ajudam a dar energia. Estudos mostraram que essa oleaginosa tem poder anti-inflamatório, auxiliando a prevenção de doenças cardiovasculares.
– Dendê – Não se assuste, é verdade, esse óleo faz bem, mas tem uma recomendação de consumo de apenas 2 colheres de chá ao dia, respeitando o limite de consumo, ele é rico em betacaroteno, que favorece a visão e age aumentando a ação do sistema imunológico.
– Azeite de oliva – É uma de qualidade, age nas funções cerebrais, ajuda a reduzir o colesterol ruim, dificulta o depósito de gordura abdominal, além de aumentar a produção de serotonina, melhorando o humor.
Bjos!
Dra. Cláudia